facebooktwitter     instagram

ARTE FINAL SELO 32 ANOS FUNDO TRANSPARENTE

Quarta | 14 de Setembro de 2022
UNIÃO GAÚCHA RECEBE CANDIDATOS

Nesta segunda-feira (12.09) quatro candidatos à câmara federal e estadual estiveram reunidos com a UG para apresentar propostas e discutir temas ligados ao serviço público. Todos os candidatos responderam aos questionamentos dos dirigentes das entidades que compõem a União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública do RS, dentro de temas como Dívida Pública, Regime de Recuperação Fiscal, Previdência e IPE Saúde. Os quatro candidatos são servidores públicos.

Helenir Schürer (PT), que disputa uma vaga para deputada estadual e busca seguir sua luta pela educação no Estado, é importante liderança à frente do CPERS Sindicato. Sobre o tema saúde afirmou: “Defender o IPE Saúde também é defender o SUS, porque jogar um milhão de pessoas no SUS quebra a previdência. Então lutar pelo IPE Saúde é lutar pela saúde pública. É defender a população mais vulnerável que precisa de uma saúde com mais qualidade.” “O governo quer privatizar a educação, a saúde. Antes da pandemia havia começado a se pensar na privatização do SUS. A pandemia evitou, quando a população percebeu a importância do SUS e do servidor público da área da saúde.” “Estamos pensando em projetos para a terceira idade. Não existe lugar para o aposentado, então temos que discutir uma forma de receber o conhecimento dos mais velhos.”

A segunda apresentação foi de Luciano Zini (PDT), também candidato à deputado estadual. Zini é engenheiro químico, servidor da área da saúde. Sua principal bandeira é o saneamento básico e saúde para todos. Katia Terraciano, presidente do Sinapers, esclareceu ao candidato sobre a importância da volta da gestão paritária no conselho e na direção do IPE Saúde, para que seja possível cobrar e implementar ações de prevenção na área da saúde. Zini afirmou que entre suas propostas está “criar um projeto de lei que disponibilizará a todos os pacientes, gratuitamente, exames de mapeamento genético para a prevenção do câncer.”

Nelcir Varnier (Rede Sustentabilidade), ex-diretor do Sintergs, falou das suas propostas para deputado estadual que se baseiam na defesa dos serviços e dos servidores públicos. “Os servidores públicos viraram alvos dos governos, nós vivemos o processo de redução do estado, do estado mínimo. Minha proposta é de mobilização, aglutinar as pessoas para que possamos legislar em favor do servidor público. Os sindicatos que representam o servidores públicos precisam ter protagonismo na proposição de leis. Precisamos de pessoas na Assembleia compromissadas em defender o serviço público.”

Atena Roveda (PDT) concorre a uma vaga como deputada federal. Atena é professora, escritora, filósofa e vereadora de Porto Alegre. Em 2015, declarou-se trans e iniciou um processo de transição de gênero. Tem como bandeira o compromisso com a Educação, a Cultura e a Diversidade. A candidata tratou da importância do diálogo entre opositores políticos “Eu dialogo com conservadores. Dialogo com todos aqueles que se dispõem a pensar em política para todos e para todas”.  Sua maior motivação tem sido a vontade de colaborar com uma construção política mais séria e qualificada. “No sentido de sabermos exatamente onde estão os problemas e os focos que necessitam de prioridade e quais caminhos devemos seguir para resolver problemas como a miséria, a violência. Portanto, dar conta, enquanto parlamentar, de propostas básicas ao enfrentamento do que considero o desmantelar das estruturas públicas como o SUS, as instituições de Ensino Superior Públicas e os cortes na legislação trabalhista.”

Luciana Balbueno - Comunicação Sinapers