Terça | 09 de Agosto de 2016
IPE comemora 85 anos de história e Sinapers acompanha as atividades que marcaram o aniversário do Instituto

O Instituto de Previdência do Estado realizou, na segunda-feira, dia 8 de agosto, um ato simbólico para celebrar seus 85 anos, o plantio de seis mudas de ipês amarelos no Parque Marinha do Brasil. O plantio de árvores foi escolhido para simbolizar a data do aniversário do Instituto, que tem como um dos principais pilares de sua gestão, a sustentabilidade, buscando contribuir com mudanças estruturantes para as gerações futuras.

A solenidade aconteceu às 10h no estacionamento próximo ao espelho d’água no Parque Marinha. Do Sinapers, estavam presentes a presidente Katia Terraciano e a vice-presidente Ilma Truyllio Penna de Moraes. O ato contou com a presença de autoridades da área ambiental, como a secretária Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini, o secretário Municipal do Meio Ambiente, Léo Antônio Bulling, o presidente da Fundação Zoobotânica, Luiz Fernando de Oliveira Branco e o presidente da Emater, Clair Tomé Kuhn.

O presidente do Instituto de Previdência, José Parode, iniciou a cerimônia dizendo que se busca, junto a essa caminhada, representar um modelo de sustentabilidade. “Chegamos até aqui em parceria com os servidores, com os prestadores e as entidades representativas. Queremos adotar, cada vez mais, um modelo de sustentabilidade, pois o IPE é um patrimônio muito importante para a sociedade e precisamos preservá-lo. Plantaremos 6 mudas de ipês com a participação de pessoas que fazem parte da história do Ipergs e continuarão fazendo”, mencionou Parode.

A secretária Estadual do Ambiente, Ana Pellini, disse que o gesto do IPE de plantar as mudas no dia do seu aniversário é elogiável. “Está sintonizado com o que de mais moderno tem sido feito neste planeta”, destacou a secretária.

“O IPE é um baluarte na vida do servidor público. Queremos colocar aqui nosso compromisso pela sustentabilidade do Ipergs. Mais do que nunca, somos uma grande família”, declarou o presidente do Conselho Deliberativo, Luís Fernando Alves, que disse ser uma honra estar na solenidade em comemoração aos 85 anos do Instituto.

Para o presidente do Sindicato dos Servidores do IPE – SINDIPE, Bayard Schneider Bernd, vários pilares constituem o IPE e o principal deles é formado por pessoas. E, por isso, a necessidade de qualificar o quadro de funcionários e valorizar os servidores da capital e interior, a fim de poder levar este trabalho adiante.

O coordenador da Assessoria de Planejamento da presidência do Ipergs, Luiz Antonio Henriques da Silva, encerrou os pronunciamentos, parabenizando a atitude de plantar árvores e colaborar com o meio ambiente, lembrando que o Parque Marinha teve várias árvores devastadas pelo temporal em janeiro deste ano, que atingiu também o prédio do IPE.

As seis mudas de ipês foram plantadas pelos participantes da solenidade. A primeira árvore foi plantada pelo secretário Estadual da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos, Raffaele Marsiaj Quinto Di Cameli e o servidor do escritório do IPE em Alegrete, Jesus Antônio Alves Fajereldin, representando os servidores mais antigos da autarquia; a segunda foi plantada pelo Analista de Convênios da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do RS, Cassiano Macedo, representando os prestadores de serviços, e a Analista em Previdência e Saúde do IPE – área psicologia, Taíse Mallet Otero, representando os novos servidores; a terceira árvore foi plantada pela secretária Estadual do Ambiente, Ana Pellini, e o presidente do Conselho Deliberativo do Ipergs, Luís Fernando Alves da Silva; o quarto ipê foi plantado pelo secretário Municipal do Meio Ambiente, Leo Antônio Bulling e o diretor de Previdência do Ipergs, Ari Lovera; a quinta muda foi plantada pelo presidente da Fundação Zoobotânica, Luiz Fernando de Oliveira Branco e o diretor Administrativo-Financeiro do Ipergs, Eduardo Dias Lopes; e a última árvore foi plantada pelo presidente do Ipergs, José Parode em conjunto com o presidente do SINDIPE, Bayard Schneider Bernd.

Para marcar os 85 anos do IPE, servidores realizam seminário

O Movimento Unificado dos Servidores realizou, na segunda-feira (08) à tarde, no Auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa, o Seminário "O IPE é dos Servidores. Todos contra a privatização”.

Coordenaram o debate o presidente da Fessergs, Sérgio Arnoud e a presidente do CPERS/Sindicato Helenir Aguiar Schürer.

Na ocasião, a presidente do Sinapers e membro do Conselho Deliberativo do IPE, Katia Terraciano, lembrou a importância de mantermos forte o Instituto e ressaltou a responsabilidade do governo em relação à saúde do Estado.

“Nos revoltamos com o nosso plano quando, na verdade, é o Estado que não está provendo condições de saúde, por falta de políticas públicas de saúde decentes. Não vamos baixar a cabeça e abrir mão do nosso IPE. Vamos ser multiplicadores da importância do Instituto nas nossas vidas!”.

Ao final do evento foi realizada uma passeata até o prédio do IPE para realizar um abraço ao Instituto pelos seus 85 anos.