PINTURA NA LATERAL DO PRÉDIO DO DAER FOI INAUGURADA COM FESTA
Terça | 11 de Janeiro de 2022
PINTURA NA LATERAL DO PRÉDIO DO DAER FOI INAUGURADA COM FESTA

Iniciada em novembro de 2021 a obra pintada na parede lateral do edifício do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) está concluída. O enorme mural foi inaugurado na nesta segunda-feira (10), às 18h, com a presença dos artistas e das entidades e parcerias que apoiaram esse projeto de arte urbana. O cortejo festivo de inauguração do mural partiu da Ponte de Pedra e encerrou no Prédio do DAER, aos pés da pintura.

Realizada pela suíça Mona Caron e pelo paulistano Mauro Neri, o mural de 65 metros de altura por 15 metros de largura teve apoio de mais de 130 entidades, entre elas o Sinapers, que através do programa Mais Cultura criado pelo sindicato, estimula iniciativas culturais. A produção do mural, nestes últimos dois meses, promoveu a arte local e fortaleceu as reflexões sobre a arte urbana, através do intercâmbio de experiências com jovens da periferia de Porto Alegre e artistas consagrados.

Na cidade desde novembro, Mona Caron e Mauro Neri escolheram para o desenho planta nativa da Região Sul, a Justicia Gendarussa, conhecida como quebra-tudo ou quebra-demanda,  utilizada por religiões de matriz africana. É uma planta que significa resistência. Na pintura do mural, a planta cresce entre os braços de uma mulher negra. Para a presidente do Sinapers, Katia Terraciano, “A figura escolhida representa a justiça, tão necessária neste momento, e traz em si a força da nossa ancestralidade. Como uma espécie de portal, nos convida a visitar a nossas raízes, a cultura negra, sua força e representatividade. Para o Sinapers, apoiar a realização desta obra significa contribuir com a construção de um novo tempo, onde a cidade promova uma relação mais harmoniosa e digna entre seus moradores”.

O painel tem excelente visibilidade, principalmente para quem transita do Centro Histórico em direção à Zona Sul pelo Viaduto dos Açorianos.

Texto e fotos: Luciana Balbueno e Elisa Dorigon - Comunicação Sinapers.